Re.Viva

Conheça o projeto que vai dar cara nova para a Rua Doutor Bozano

Foto: Gabrielle Minuzzi (Arquivo Pessoal)
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UFN criaram o projeto vencedor do Re.Viva Bozano 

Foi divulgada, na tarde desta segunda-feira, a ideia vencedora em uma consulta popular na internet que vai dar uma nova aparência para a Rua Doutor Bozano. Desde o dia 26 de outubro até as 23h59min de ontem, três projetos finalistas - que foram selecionados por um grupo de jurados - estavam em votação popular na internet, no Modo plataforma. A votação faz parte do projeto Re.Viva Bozano, que entre as mudanças, prevê a retirada da faixa de estacionamento.

18 espetáculos para assistir nos teatros de Santa Maria em novembro

A proposta vencedora levou 2.098 votos, garantindo 48,6% do total. Os projetos que ficaram em segundo e terceiro lugar ficaram com 1.372 votos (31,8%) e 845 votos (19,6%) respectivamente. Os idealizadores da "nova cara" da segunda quadra da Bozano (entre a Floriano Peixoto e a Serafim Valandro) são: Gabrielle Minuzzi  21 anos, Simone Rubin, 24 anos, Maysson Carvalho, 23 anos, Gabriela Cezar, 23 anos,  Caroline Silveira, 20 anos. Eles são estudantes do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN).

- Nosso projeto teve o intuito de trazer cor para a cidade. Pesquisamos e tivemos a cidade de Copenhague (capital da Dinamarca) como inspiração porque é uma cidade referência em urbanismo. Nós fizemos um estudo de cores, porque elas transmitem sensações. Trouxemos cores quentes, como o vermelho e o salmão, por exemplo, para o chão, para atrair as pessoas. O vermelho, no inverno, vai aquecer. Já na faixa de carros e nos guarda-sois trouxemos o azul e o verde, que são cores frias e, no verão, vão dar a sensação de esfriar - conta Gabrielle Minuzzi, uma das criadoras do projeto.

Gabrielle conta que o grupo participou do workshop junto de outros concorrentes e procurou captar o que os jurados disseram, na ocasião, que esperavam dos projetos. Ela explica que a ideia de usar materiais que seriam descarte de indústria, como paletes de madeira ou tambores, são materiais que poderão ser doados por empresas. A estudante comemora o resultado da votação explica qual foi a ideia inicial dela e dos colegas: 

- A ideia é mesmo que as pessoas possam sentar, tomar um sorvete, parar um pouquinho no meio da correria da Bozano - observa. 

Veja, abaixo, o projeto vencedor: 


A votação faz parte do Re.Viva Bozano, que entre as mudanças prevê a ampliação do espaço para os pedestres e, com isso, a retirada da faixa de estacionamento de veículos dos dois lados da rua.

No começo da tarde desta segunda-feira, no site da votação, outro projeto chegou a ser informado como vencedor. O erro foi corrigido pela plataforma ainda nesta tarde. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obras de melhorias em ruas de Santa Maria seguem nesta terça-feira Anterior

Obras de melhorias em ruas de Santa Maria seguem nesta terça-feira

Trânsito em rua central ficará bloqueado na terça e quarta-feira Próximo

Trânsito em rua central ficará bloqueado na terça e quarta-feira

Geral